Estudo sugere que Ketamina pode curar depressão em um dia

Publicado: dezembro 22, 2010 por Marcelo kTorZ em Artigos, Life style
Tags:, , , , , , ,

Uma pesquisa feita pelo instituto americano NIMH (National Institute of Mental Health) conseguiu aliviar sintomas de depressão em pacientes crônicos duas horas após uma pequena dose de ketamina.

ketamina,depressao,depression,ketamina use,underconstruction blog

Pra quem não sabe, Ketamina é um anestésico geral de extrema eficiência em mamíferos, utilizado tanto em medicina humana como veterinária. Apesar de ser um anestésico seguro e de baixo custo, seu uso em medicina humana tornou-se incomum devido a sintomas desagradáveis relatados pelos pacientes durante a recuperação da anestesia.

ketamina,depressao,depression,ketamina use,underconstruction blogEsses sintomas incluiam a experiência de quase morte, geralmente descrita como muito verdadeira e algumas vezes traumática. Como em veterinária esses sintomas não podem ser expressados pelos animais, até hoje ketamina continua sendo amplamente usada por veterinários.

Porém, há cerca de 10 anos, ketamina voltou a ficar em voga entre humanos. Mas desta vez não como uma droga terapêutica, e sim como droga recreativa. Conhecida como Special K, seu uso está bastante difundido entre os amantes da música eletrônica assim como tantas outras drogas.

O que era pouco provável de se esperar é que uma droga que tornou-se famosa entre os frequentadores de clubs e raves fosse ter uma chance em um estudo médico. E os resultados estão deixando os pesquisadores boquiabertos.

Nesse estudo conduzido pelo National Institute of Mental Health os resultados estão sendo tão surpreendentes que novas séries de pesquisas e estudos já estão a caminho.

Pacientes que sofrem de depressão e com histórico de resistência a outras drogas anti-depressivas foram submetidos a uma pequena dosagem de ketamina e a maior parte deles mostrou alívio significativo dos sintomas entre 2 horas e uma semana após receberem a droga.

Enquanto outros anti-depressivos precisam de no mínimo 4 a 6 semanas para começarem a fazer efeito, nesse estudo uma pequena dose de ketamina trouxe alívio dos sintomas para 71% dos pacientes e 29% deles não apresentavam qualquer sintoma depressivo tão somente após 1 dia.

Para os pesquisadores, essa descoberta pode trazer uma revolução no tratamento da depressão. Nunca na história da medicina teve-se conhecimento de uma droga anti-depressiva que fosse eficaz com apenas uma dose. Os médicos agora buscam novas perspectivas com outras drogas semelhantes que possam ser usadas em dose única porém com um tempo de ação mais prolongado.

Outras drogas recreativas também já tiveram sua eficiência terapêutica testada, porém seu uso foi barrado pelos órgaos de saúde. Foi o caso do lsd e do mdma, e também da maconha, que recentemente tem recuperado seu status terapêutico em muitos países.

Vamos ver se dessa vez as pressões dos grandes laboratórios e a ignorância de alguns não impeçam que surja uma nova alternativa de tratamento para os quase 15% da população mundial afetada pela depressão.

Para ler a matéria original clique aqui.

LEIA TAMBÉM SOBRE:

Propagandas vintage de drogas proibidas (Parte I)

Ecstasy é eficaz na cura de traumas

Drogas legais são legais? Talking about the legal highs



comentários
  1. Ariane disse:

    Se tivessem dado MDMA aos pacientes, o resultado do estudo seria o mesmo. A felicidade em drogas esta aih, mas e o limite?

  2. arthur disse:

    muito bom a noticia….cada vez mais a “droga” ganha seu espaço na medicina psiquica.

  3. Paula Tejando disse:

    manjei o hoax, mas pra parecer um pouco mais real podiam ter colocado que o special k é usado como droga recreativa há pelo menos 20 anos.
    daria mais credibilidade.

    • Isso está no texto, logo abaixo da foto da ketamina
      “Porém, há cerca de 10 anos, ketamina voltou a ficar em voga entre humanos. Mas desta vez não como uma droga terapêutica, e sim como droga recreativa. Conhecida como Special K, seu uso está bastante difundido entre os amantes da música eletrônica assim como tantas outras drogas.“

      Abrs Paula Noteu

  4. Thalyta Maia disse:

    Nao ponho mais fe nao ketamina depois q um amigo fez o teste e nao deu certo

  5. Luis disse:

    Sofro de depressao persistente e decidi tentar a ketamina… Em uma semana curou minha depressao… No lugar de depressivo fiquei doido… Mas o efeito passou e agora sou um depressivo com fama de doido… Nao vale a pena… Cerveja faz o msm e nao te faz pensar q esta no planeta errado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s