10 Curiosidades sobre o Pai Google que você provavelmente desconhecia

Publicado: julho 19, 2010 por Marcelo kTorZ em Artigos, Internet, Pai Google
Tags:, , , , ,

Essa não é minha primeira matéria e nem será a última sobre o Pai Google, the new god. Já admiti outras vezes e repito, sou fã dessa empresa, meio Google geek como alguns preferem dizer.  Pesquisando um pouco mais sobre o Google, descobri alguns fatos interessantes e curiosos que são desconhecidos de muita gente:

1. O nome Google surgiu por acidente. A idéia era batizar a empresa de Googol, nome criado pelo Dr. Edward Kesner, da Universidade de Columbia. O Dr. Kesner pretendia batizar, com um nome sonoro e fácil de recordar, a centésima potência do número 10, ou o número 1 seguido de 100 zeros.  Esse número gigantesco era a fonte de inspiração dos criadores da Google, que queriam uma nome que representasse um enorme universo dentro da web. Segundo o documentário do Biography Channel sobre os criadores do Google, quando o primeiro investidor da empresa passou um cheque de 100 mil dólares perguntou a que ordem o devia passar. Brin e Page disseram que estavam a pensar dar o nome de “Googol” à empresa, mas o empresário, possivelmente por ignorância, escreveu “Google”, obrigando, assim, a que a empresa tivesse este nome.

2. Google começou em janeiro de 1996, como um projeto de pesquisa de dois candidatos a PhD, Larry Page e  Sergey Brin, 24 e 23 anos  respectivamente. O objetivo era melhorar a qualidade dos serviços de busca disponíveis na web naquela época.

3. o serviço de busca do Google recebe cerca de 1 bilhão consultas diariamente.

4.  Todos os funcionários são encorajados a usar pelo menos 20 % da sua carga horária em projetos pessoais (quer coisa melhor que isso?). Google news e Orkut são produtos de sucesso frutos dessa filosofia.

5.  A razão principal de a página do Google ser tão simples e minimalista é porque na época os criadores desconheciam a escrita HTML (usada em programação de websites).

6. Devido a simplicidade da página, durante os primeiros testes descobriu-se que a grande maioria das pessoas ao acessar o site ficava parado na frente da tela, simplesmente assistindo. Quando perguntados porque não tomavam alguma iniciativa, muitos responderam que estavam esperando que a página terminasse de carregar. Para solucionar esse problema, foi inserida marca de Copyright ao final da página.

7.  O botão “estou com sorte” é raramente usado. Mas através de pesquisas descobriram que se fosse retirado isso iria diminuir o prazer em usar o mecanismo de busca. Então ele continua lá, mais como um ícone de conforto que um ícone de utilidade.

8.  O lema da empresa é: Dê aos usuários o que eles querem e quando eles querem.

9. Google conta com 450.000 servidores espalhados ao redor do mundo.

10. Se você escrever pra eles, será lido. Fato que não ocorre em muitas grandes empresas, como por exemplo no Md Donalds. Já enviei 3 e-mails pra eles só nesse mês reclamando da qualidade do Cheddar McMelt após o início da promoção por R$ 5,00 e tudo que eu recebi foi um e-mail de resposta automática.

LEIA TAMBÉM:

Mania de indexar manias – efeitos Googlaterais?

Teste comparativo entre os principais navegadores

comentários
  1. Maysa disse:

    Bacana seu texto🙂

    Maysa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s