VICTOR CASTILLO, surrealismo pop

Publicado: julho 15, 2010 por Bianca Nitrini em Arte, Ilustração
Tags:, , , ,

VICTOR CASTILLO, nasceu em Santiago, no Chile, em um ambiente social com conflitos políticos marcado por ditaduras de Augusto Pinochet. Chile foi fortemente influenciado pelo posto colonial da Espanha, durante esse período político, economia e cultura eram excessivamente influenciados por Washington, a força do dólar e Holywood. Victor desenvolveu desde então uma relação ambígua com os EUA, pois para ele  o país exerce uma grande influência do estilo colonial, mas trouxe a cultura que rapidamente se tornou principal fonte de inspiração.

Suas principais influências estão na animação Ren Stimpy, Os Simpsons, Vintage Anination, surrealismo pop, artistas como Manuel Ocampo, Mark Ryden, Gary Basemam e mestres clássicos como Goya e Velázquez.

.

Seus desenhos produzem slogans sobre o consumo diário e seres monstruosos escravizado à carne e ao dinheiro. Revelam a violência da vida cotidiana e denunciam a universalidade da racionalidade encarnada por figuras diabólicas de animais ou seres humanos, representando aspectos decadentes de nossa sociedade. Crianças são os personagens principais de suas obras artísticas. Elas retratam cenas obscuras onde brinquedos se transformam em armas e crueldade substitui inocência. Ele atinge um equilíbro entre extremos conflitantes. O nariz longo e vermelho de muitos dos seus trabalhos trasmitem um apelo cômico, mas com uma composição tenebrosa que o torna sárcástico.
Já participou de diversas exposições na Espanha, Chile, Argentina, Brasil, EUA, Canadá, Alemanha, Bélgica e Taiwan. As pinturas de Victor ficam no acervo da Galeria Iguapop, em Barcelona onde o artista vive e trabalha.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s