Lixo Eletrônico – os famosos e-lixos

Publicado: julho 15, 2010 por Jessica Multini em Artigos, Eco Friendly
Tags:, , , , , ,

O que você entende quando ouve falar sobre lixo eletrônico? Muitas pessoas imaginam que os lixos eletrônicos são os famosos e indesejáveis SPAMS que são enviados no nosso e-mail todos os dias.

De certa forma é mesmo, mas existem outros lixos eletrônicos que são gerados também todos os dias por milhares de pessoas no mundo todo. O e-lixos são todos os equipamentos eletrônicos que já não tem mais utilidade, pilhas, computadores, baterias, celulares, CD’s, DVD’s, TV’s, lâmpadas fluorescentes, rádios e muitos outros, que ficam em casa ocupando espaço e muitas, ou melhor, na maioria das vezes são misturados com o lixo “comum”, que vão parar em aterros e conseqüentemente podem contaminar o solo e as águas, acarretando danos para o meio ambiente e para a saúde.


 

Na composição dos equipamentos eletrônicos  existem substâncias tóxicas como o  chumbo, belírio, mercúrio, cádmio e arsênio, altamente, muitíssimo, perigossíssimos para o ambiente e para a saúde. Além disso, para a elaboração dos aparelhos são utilizados compostos químicos retardantes de chamas e PVC, que demoram muito tempo para se decompor no meio ambiente. Essas substâncias se entrarem em contato, seja por água de abastecimento ou alimentos, podem causar distúrbios no sistema nervoso, problemas pulmonares e renais, câncer e outras doenças.

Por isso é muito importante a separação desses lixos tão perigosos para a saúde humana e ambiente. Foi pensando nisso que o Projeto “e-lixo Maps” foi criado por parte da Secretaria Estadual do Meio Ambiente do estado de São Paulo, com a campanha “Mutirão do Lixo Eletrônico – Recicle. Não descarte essa idéia”. A participação da população no mutirão superou as expectativas, mostrando que muitas pessoas não tinham informações suficientes de como destinar esse tipo de lixo e como “e-lixo Maps” ficará super fácil de qualquer pessoa encontrar um destino ecologicamente correto para seu próprio “SPAM”.

 

Você quer saber como funciona? Qual a proposta do projeto? E outras dúvidas? O “e-lixo” responde: http://www.e-lixo.org/

Vale a pena conferir esse projeto e também colocá-lo em prática!

YOU CAN UNDER CONTRUCT A BETTER PLACE FOR YOU

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s