Green Fashion

Publicado: julho 14, 2010 por Jessica Multini em Artigos, Eco Friendly, Moda
Tags:, , , , , , ,

É possível fazer roupas utilizando bactérias?

Isso é exatamente o que a estilista Suzanna Lee desenvolveu antes de criar o projeto chamado BioCouture, um projeto de pesquisa que foi desenvolvido primeiramente na Universidade de Saint Martin’s em Londres. O laboratório BioCouture está desenvolvendo roupas a partir de um tonel de chá verde com açúcar, que faz “crescer” um biomaterial têxtil a partir de bactérias de celulose. Essa substância renovável não usa nenhum tipo de material de origem animal e isso facilita criar um “tecido” leve que pode desenvolver roupas de todos os tipos, resultando em roupas sem costura que tem a aparência de couro, mas um couro vegetal é claro.


Com certeza, assim como eu, você deve estar morrendo de curiosidade para entender esse processo “científico” de criação de roupas.

Quer saber como funciona? Então lá vai:

O processo usa uma receita de chá verde com açúcar, a qual, é adicionada uma bactéria, que fica em um processo de “fermentação”. Demora em média de 2 à 4 semanas para crescer uma espécie de folha, que é espessa demais para ser utilizada. Então, essas  folhas são secadas, criando a forma e a textura desejada para a criação das tão curiosas peças de roupa.

Recentemente, Suzanna tem trabalhado com dois cientistas do Imperial College de Londres, o professor Paul Freemont, um biólogo sintético e o  professor Alexander Bismarck, um engenheiro químico. Eles esperam se modificar o material e torná-lo hidrofóbico (substâncias capazes de serem resistentes a água) e mais durável.

Infelizmente, as roupas não estão ainda disponíveis comercialmente. No entanto, um protótipo experimental, a jaqueta BioRuff, está em exposição no Museu de Ciência de Londres em sua nova exposição: “Trash Fashion”.

Quer mais? Veja em: BioCouture

LEIA TAMBÉM:

Júlia Montanarini

Fotos de moda por Iain Crawfor

Mania de indexar manias – efeitos googlaterais?


comentários
  1. Camila do Bem disse:

    Embora super ecológicas, eu acho que não usaria.

    Sei lá, parece meio duro… tipo roupa que esturricou no varal, hahaha.

    Enfim.. o que importa é que é super fashion!

    • Jessica Multini disse:

      Pois é Camila, a idéia é inteligentissima, elaborar roupas de uma forma ecológicamente correta e de uma forma conciênte.
      Porém mesmo que nós quisessemos usar essa roupa esturricada, elas ainda não estão em comercialização e para isso acontecer ainda tem um longo processo de evolução.

      Para inspirar o dia:

      ” Uma mulher precisa de apenas duas coisas na vida: um vestido preto e um homem que a ame.” Coco Chanel

  2. Vale salientar que este projeto ainda está em fase de desenvolvimento, tem muita coisa pra evoluir ainda. Da mesma forma que mais de 100 anos atrás ninguém imaginava usar roupas feitas a partir de tecidos sintéticos, deviam achar que jamais esses tecidos poliméricos dominariam o mercado textil.
    Pra mim o prmeiro passo a ser dado é torná-los resistentes a água, ou caso contrário seriam roupas descartáveis (o que pode ser até interessante para determinados segmentos, como por exemplo uniformes cirúrgicos, que não precisariam ser esterilizados para utilizar novamente). E por segundo torná-los confortáveis, pq ninguém merece usar uma roupa esturricada como a Camila bem observou.
    Mas bem que eu queria uma jaqueta dessas da CK desde ja,hehehhhehe

  3. Antonio J disse:

    Hundertwasser ta no túmulo pedindo uma dessas hehehe

  4. fer dra. disse:

    ja disse algum cientsta maluco q na natureza td se tranforma, queria so ver se a ciencia seria capaz de criar uma peça confortavel sem agredir a natureza? sonho impossivel ou avnço ??? eis a questao

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s